Pesquisar
Close this search box.

Quem está acostumado a lavar a louça sabe que limpar suas panelas é a tarefa mais trabalhosa, porém elas precisam de um certo cuidado ao serem lavadas, para que fiquem conservadas por mais tempo.

Dentre as panelas existem tipos diferentes como a de alumínio, inox, antiaderente, entre outras.

Cada uma delas precisa ser lavada de um jeito especial para evitar que elas estraguem. Mas será que você sabe o jeito certo para limpar suas panelas?

Alumínio

O exterior das panelas de alumínio, deve ser esfregado com bucha comum de cozinha, pois a palha de aço tirará o brilho do material. Para evitar marcar e riscar o alumínio, use colheres, conchas e outros instrumentos apenas de plástico.

Inox

As panelas de inox são mais sensíveis, por isso use apenas detergente e o lado macio da esponja para lavar panelas de aço inoxidável. Para evitar manchas de água, seque a panela logo após a lavagem. Procure utilizar o papel toalha para enxugá-la, pois é macio e absorvedor. Os utensílios utilizados devem ser de silicone, nylon ou plástico, e para evitar as manchas escuras na parte de baixo, use a panela em fogo moderado e apenas quando tiver alimentos dentro.

Ferro fundido

As panelas de ferro fundido são mais grossas, porém tem seus cuidados. Não utilize esponjas ásperas para não remover a camada de proteção, não use sabão, pois ele também pode agredir a sua superfície. Lave com água quente, e após a lavagem, deixe a panela no fogo por um tempo até que a umidade evapore. Caso guarde a panela por dias, passe óleo de cozinha com um papel toalha a ferrugem.

Antiaderentes

Essas panelas necessitam de muitos cuidados, para que possam durar mais, por isso não utilize utensílios de metal ou objetos cortantes na panela para evitar o desgaste do revestimento. Aqueça a panela somente quando houver alimento nela, para a limpeza, a bucha deve ser utilizada do lado macio. Jamais utilize a esponja de aço e produtos abrasivos na limpeza.

Outras dicas necessárias

Panelas queimadas

Misture água e detergente, deixe ferver em fogo baixo e com a tampa fechada. Espere esfriar para limpá-la.

Panelas engorduradas

Utilize um desengordurante não abrasivo ou detergente.

Panelas com alimentos grudados

Tire o excesso e deixe de molho em água quente e detergente para desgrudar o restante.

Panelas com manchas escuras

Ferva água com rodelas de limão e lave após esfriar.

Agora você sabe bem como limpar suas panelas do jeito certo e do jeitinho que cada uma delas merece!

COMPRE ONLINE EM NOSSA LOJA OFICIAL

A Loja Oficial Ramos foi feita para você comprar online e receber em sua casa, com toda a praticidade.
Aceitamos todos os cartões de crédito, além da opção de débito e boleto.

Gostou disso?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no WhatApp

Deixe um comentário

Categorias

Curta nossa página

Leia também

Tomate à moda turca

Tomate é uma fruta, mas a gente gosta dele de formas variadas. Seja in natura, na salada, como molho para acompanhar massas, recheios, sopas etc

Leia mais »