Um utensílio indispensável, a frigideira antiaderente tem diferentes tipos.
Seja para preparar um omelete ou para saltear e flambar alguns alimentos, a frigideira está presente no nosso dia a dia.
História
Não é possível precisar quando a frigideira começou a ser utilizada, mas sabe-se que, a partir da utilização da cerâmica, passamos a moldar utensílios com fins culinários.
Há aproximadamente 6000 aC, na Grécia e no sudoeste da Ásia esses utensílios passaram a ser utilizados.
As evidência apontam que primeiro vieram as peças para cozimento e, em seguida, descobriu-se a fritura, assim, surgem as frigideiras.
Frigideira antiaderente – diferentes tipos e características
Para um preparo rápido como aquecer uma fatia de pão ou até para levar ao forno para uma finalização de assados, a frigideira antiaderente tem os mais diversos tipos.
Assim, vamos descobrir quais as variações e como tirar o melhor proveito de cada modelo.
Frigideira Antiaderente Tradicional
É aquela coringa, que está sempre à mão. Ela frita o alimento mais lentamente e faz com que o preparo seja mais saudável, pois exige menos óleo na fritura.
Além disso, ela é muito fácil de limpar, agilizando o seu trabalho na cozinha.
Bistequeira
A bistequeira é especialistas em preparar filés deliciosos.
Com espessura mais grossa, pode aquecer mais do que outros utensílios.
Tem ondulações no fundo para que o bife fique bem selado, bem no ponto e com aquelas marcas douradas que a gente ama.
Os filés fritam por igual porque o calor neste tipo de frigideira é distribuído uniformemente.
Excelente para um grelhado perfeito!
Omeleteira
A omeleteira é para quem busca um resultado perfeito.
Omelete bem feito é uma delícia e a omeleteira é especial porque é composta por duas partes, a parte de cima, durante o cozimento, cria uma espécie de estufa e isso proporciona que o omelete, enquanto frita por baixo, também seja cozido por cima, assim, quando for virar para dourar, o preparado está mais firme e o trabalho fica muito mais fácil.
Panquequeira/Tapioqueira
Para fazer essas delícias você precisa de uma frigideira antiaderente com laterais baixas, assim grelha muito mais rápido.
Esse modelo foi pensado para que você possa manuseá-lo com facilidade, assim pode virar o alimento com mais facilidade, com menos risco de quebrar.
Um tipo ainda mais fácil e diferente, é a panquequeira invertida, nela você derrama a massa na parte de cima. Ela faz muito sucesso e caiu no gosto do público fã de panquecas.
Para saltear
O preparo de alimentos salteados deve ser feito em uma frigideira antiaderente própria. Ela tem as laterais mais altas e curva, alem do fundo mais largo.
Com uma frigideira própria você evita sujar o fogão, pois os alimentos não “pulam” pra fora da panela. Você faz o movimento com segurança, os alimentos batem na borda e voltam para o centro e fica tudo perfeito!
Wok
Para refogar ou grelhar legumes e para muitos outros tipos de prato, ela é perfeita.
O seu formato exige menos óleo no preparo e os alimentos não grudam, nem queimam com facilidade. Você pode obter legumes dourados e cheios de sabor.
Faz também risotos, é ótima para encorpar molhos e também em muitos outros preparos.
Outras diferenças
Além das diferenças de modelos, a frigideira antiaderente Ramos tem diferentes espessuras, tipos de cabos, tamanhos e acabamentos.
Todas certificadas pelo Inmetro e com antiaderente da mais alta qualidade.
Quando você utiliza o utensílio ideal para o preparo do seu alimento, tudo fica mais fácil, prático e muito mais gostoso!