Em Dicas

Cada receita precisa de um tipo específico de panela, com características e formatos diferentes, e isso é muito importante, pois influencia na qualidade e tempo de cozimento. Se você ainda tem dúvida sobre qual panela deve utilizar para fazer um aquele prato especial, hoje vamos te ensinar quais são os diferentes tipos de panelas e para qual tipo de receita cada uma é mais apropriada.

Panela Antiaderente

Essa panela é muito comum e você provavelmente tem uma em sua casa. Além do preço acessível, a panela antiaderente é perfeita para receitas que utilizam pouco ou nenhum óleo, uma vez que sua superfície evita que os alimentos grudem.

Para manter sua panela antiaderente impecável, é recomendado utilizar utensílios de silicone para não arranhar a superfície. Na hora de lavar, é importante utilizar o lado macio da esponja.

Com essa panela você pode fazer frituras, grelhados e até aquele omelete caprichado para um café da manhã sem defeitos!

Panela de Barro

Esse tipo clássico de panela é ótima para ir ao forno, pois mantém o calor por mais tempo. Ou seja, é ideal para pratos como moquecas, caldos, sopas, feijões e até mesmo algumas opções de peixes e frutos do mar.

Lembre-se apenas de tomar cuidado, pois apesar de terem uma longa duração, não resistem a quedas e precisam ser higienizadas com muita atenção.

Panela de Alumínio

Outra panela muito comum nos lares é a de alumínio. Leves, resistentes, práticas e com preço muito acessível. Além de apresentar um rápido aquecimento devido ao seu material, também é muito fácil de manusear e de limpar.

Esse tipo de panela é indicada para fazer doces, frituras ou refogados, uma vez que não grudam os alimentos e também conserva mais o sabor.

Panela de Inox

A panela de inox é ótima para quem não gosta de trocar de panelas, uma vez que ela não enferruja e é extremamente fácil de limpar. Devido ao seu material, ela também distribui bem o calor, garantindo que seus alimentos estejam sempre cozidos de maneira uniforme.

A panela de inox é perfeita para risotos, doces ou mesmo um simples espaguete.

Panela de Vidro

Uma das queridinhas dos cozinheiros de plantão, a panela de vidro não pega nem transfere gosto ou cheiro. Além disso, é extremamente fácil de limpar e não oferecem riscos à saúde, poi são atóxicas.

Esse tipo de panela é indicado para caldos e sopas, pois também conserva bem o calor.

Existem diferentes tipos de panela, e como podemos ver, cada uma é mais indicada a um tipo de alimento ou receita.

0 comentários em “Conheça os diferentes tipos de panelas para cada tipo de receita

Quer se juntar ao assunto? Sinta-se livre para participar!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *