Panela de pressão: o guia definitivo de tudo o que você precisa saber
A panela de pressão é um excelente utensílio para a sua cozinha. Com as informações deste guia, você nunca mais irá ter medo de usá-la

A panela de pressão é um utensílio de cozinha amado por muitos e também temido por vários outros. Inúmeros acidentes são relatados todos os anos, com casos que envolvem descuidos, mal uso e outros fatores que comprometem a sua segurança na cozinha.

Porém, quando utilizada da maneira correta, a panela de pressão tende a render inúmeros benefícios para você. Por isso, é importante estar atento a alguns detalhes para que você conheça o produto que está usando e tenha mais segurança durante o seu uso.

Por isso, vamos começar com o básico:

Como funciona uma panela de pressão?

Como é de se esperar, a panela de pressão funciona exclusivamente através da pressão criada em seu interior. Primeiro, você colocará o alimento em questão com um pouco de água. Logo depois, você fechará a tampa da panela e acenderá o fogo. E é aí que tudo começa.

Como não há para onde o líquido sair, ele demora para entrar em estado de ebulição e faz com que a pressão interna da panela seja ainda maior.
Basicamente, o ar e o vapor que estão dentro da panela são aquecidos a uma temperatura superior a 100ºC e, devido ao fechamento da panela, não têm para onde ir. Dessa forma, ocorre a pressão e, consequentemente, o cozimento dos alimentos.

É importante lembrar que a válvula de segurança e a borracha da panela de pressão devem estar em perfeito estado. A borracha é responsável pela vedação do vapor aquecido. Já a válvula de segurança mantém o controle da pressão dentro da panela.

No geral, as panelas de pressão contam com uma válvula secundária, que em caso de obstrução da válvula primária, irá fazer a liberação de vapor da panela de pressão. Porém, mesmo assim, é importante estar atento a possíveis problemas em qualquer uma das válvulas.

Panela de pressão: o guia definitivo de tudo o que você precisa saber

OS DIFERENTES MODELOS DE PANELA DE PRESSÃO

Bom, agora você já conheçe o funcionamento básico de uma panela de pressão. Mas talvez você se pergunte: por que usar a panela de pressão? Seu funcionamento pode ser considerado perigoso e várias pessoas acabam se acidentando com ela.

Como dissemos anteriormente, quando usada do modo correto, a panela de pressão só irá trazer benefícios para você.
Podemos listar alguns benefícios como:

• Acelerar o tempo de cozimento de diversos alimentos, incluindo os mais duros como alguns tipos de feijões, legumes e carnes.

• Preservar os nutrientes de alimentos, como os próprios vegetais. Dessa forma, a perda de vitamina C e o betacaroteno são ainda menores durante o processo de cozimento. Porém, é preciso estar atento ao tempo de cozimento e ao volume de água.

• A praticidade oferecida pelas panelas de pressão é incrível. Com elas, você pode acelerar o preparo dos seus alimentos e se dedicar a outras atividades na cozinha. Tudo isso sem perder tempo.

Tipos de panelas de pressão

Há algum tempo, as panelas de pressão eram encontradas em um único modelo que se resumia a sua funcionalidade básica: gerar pressão. No entanto, com o avanço da tecnologia, hoje em dia podemos encontrar diversos modelos de panelas de pressão. Confira:

Panela de pressão antiaderente 

As panelas de pressão antiaderentes são similares aos modelos tradicionais. Porém, seu diferencial é o revestimento antiaderente que impede que os alimentos grudem ao fundo da panela. Dessa forma, o cozimento dos ingredientes se torna ainda mais fácil. Você pode encontrar modelos de panelas de pressão antiaderentes em algumas linhas da Ramos clicando aqui.

Panela de pressão elétrica

As panelas de pressão elétricas são relativamente novas no mercado. Elas possuem alguns atributos como a função timer, que não permite que o alimento cozinhe mais tempo do que o necessário.

Panela de pressão de alumínio

Sem dúvidas, os modelos de alumínio estão entre os mais tradicionais e também entre os buscados no mercado. Seu ótimo custo x benefício faz com que as panelas de pressão de alumínio sejam encontradas em quase todos os lares brasileiros. Porém, devemos lembrar que o alumínio deve ser de qualidade, tanto para a durabilidade do produto quanto para a sua própria segurança. E como você já sabe, alumínio de qualidade é com a Alumínio Ramos. Nossas panelas de pressão são desenvolvidas com o melhor alumínio do mercado. Você pode encontrá-las clicando aqui.

Panela de pressão em aço inox

Semelhante aos modelos tradicionais, a diferença desse modelo de panela de pressão é realmente o seu material. O aço inoxidável pode ser mais resistente e pode ter mais durabilidade devido ao fato de não oxidar.

Panela de pressão com visor na tampa

O diferencial desse tipo de panela é que você não precisa abrir a tampa para visualizar o alimento que está sendo preparado.

CUIDADOS COM A SUA PANELA DE PRESSÃO

Assim como qualquer produto, a sua panela de pressão precisa de alguns cuidados para que seu uso continue sendo seguro e eficiente.

Limpeza

Manter as válvulas de segurança sempre limpas e desobstruídas é essencial para a sua segurança e o bom funcionamento da panela de pressão. Por isso, na hora de lavar a louça, dedique uma atenção extra quando estiver com ela em mãos.

Manutenção

Com o tempo e a frequência de uso, é comum que as panelas de pressão acabem se desgastando e eventualmente precisando de manutenções. Muitas vezes, as panelas de pressão podem ter um preço mais elevado quando comparadas a outros itens de cozinha. Por isso, algumas pessoas acabam optando por realizar o próprio reparo da panela, sem o auxílio de um profissional ou pessoa autorizada. Isso pode acabar comprometendo ainda mais a usabilidade de sua panela de pressão e até mesmo a sua segurança.
O ideal é que, não só a sua panela de pressão, mas também todos os seus jogos de panelas, quando necessitarem de manutenção, sejam avaliados por especialistas. Além disso, é recomendável realizar a troca da válvula de segurança e a borracha da sua panela de pressão uma vez por ano.

ATENÇÃO DURANTE O SEU USO

Para que o resultado do alimento em questão saia como esperado e que você tenha mais segurança durante o uso da panela de pressão, é preciso estar atento à algumas coisas: • Respeite a quantidade mínima de água, que é de 250ml. Nunca tente cozinhar algum alimento com a panela de pressão sem água, o risco de explosão é grande. • Garanta que a panela de pressão não está cheia. É preciso haver um espaço entre a água e a tampa. Dessa forma, você evita que a válvula de segurança fique entupida. • Não abra a panela logo após o fim do cozimento. O ideal é esperar alguns minutos para que o calor se dissipe e você possa abri-la com segurança.
Com essas informações você não terá mais medo de utilizar sua panela de pressão, não é mesmo? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos! E não esqueça de acompanhar nossas novidades no Facebook.

0 comentários em “Panela de pressão – O guia definitivo de tudo o que você precisa saber

Quer se juntar ao assunto? Sinta-se livre para participar!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *