Em Dicas, Institucional, Produtos

Panela antiaderente é um produto de muito sucesso.
Mas o antiaderente, conhecido popularmente como Teflon, está presente em inúmeras áreas além das panelas.
Na culinária moderna, panelas antiaderentes tornaram-se essenciais na cozinha.
E é graças à tecnologia que esse processo acontece.

O início do material antiaderente

O antiaderente foi descoberto há mais de 80 anos pelo engenheiro Roy Plunkett, que trabalhava na empresa química Du Pont.
Na verdade, ele buscava criar um novo refrigerante, mas ao trabalhar com o gás tetrafluoretileno pressurizado em uma garrafa, este ficou sólido e durante a experiência, percebeu que o material resultante era extremamente escorregadio.

PTFE

O material mais comum na formação do antiaderente é o PTFE, sigla para politetrafluoretileno.
O PTFE é formado por átomos de carbono e flúor e uma das principais características da matéria é que ela não reage com outras e tem baixo atrito também, isso faz com que outros materiais não grudem nessa superfície.
Outra qualidade é que repele líquidos, como a água por exemplo.

Além da panela antiaderente, onde é aplicado?

Hoje o antiaderente está presente em praticamente todas as áreas, como é repelente de líquidos, participa na confecção de roupas à prova d’água e manchas, está no revestimento de tubulação para proteger a superfície de gases corrosivos e materiais líquidos, está em qualquer ferramenta ou utensílio que não possa causar atrito na área de trabalho.

Como cuidar da sua panela antiaderente

A superfície antiaderente não resiste bem a impactos de objetos pontiagudos ou duros.
Veja aqui todos os cuidados para a sua panela antiaderente ter uma vida longa.
ANTES DO PRIMEIRO USO:
• Retire os rótulos adesivos e lave o seu utensílio Ramos usando uma esponja macia, sabão neutro ou detergente e enxugue bem com um pano seco e macio. Unte as partes internas com óleo ou gordura, leve ao fogo baixo por dois minutos e deixe esfriar. Lave e enxugue novamente. Este jogo contém utensílios certificados:

DURANTE O USO:
• Evite esquentar demais o utensílio vazio. • Use seu utensílio Ramos sempre em fogo baixo ou médio para reter o valor nutritivo dos alimentos e conservar o antiaderente. • Evite que as chamas atinjam as laterais das panelas.
• Para manipular o alimento use somente utensílios de silicone, nylon ou madeira que não cortem ou risquem o antiaderente. Evite cortar os alimentos diretamente no revestimento antiaderente.

LIMPEZA:
• Evite a imersão dos utensílios quentes em água fria. Deixe-os esfriar antes de lavar. Lave com água, sabão neutro ou detergente e uma esponja macia. Se preferir, seu produto Ramos com revestimento antiaderente pode ser lavado em lava louças, mas antes do próximo uso, unte com óleo ou gordura toda a parte interna do utensílio. • Nunca utilize produtos abrasivos na lavagem como saponáceos ou palhas de aço.
Fonte: megacurioso.com.br

0 comentários em “Panela antiaderente – até parece mágica!

Quer se juntar ao assunto? Sinta-se livre para participar!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *